O famoso médico indiano Deepak Chopra, aponta que o diário meditativo tem diversos benefícios para ajudar na melhoria da saúde mental.
Em prática, ele ajuda as pessoas a identificarem seus principais gatilhos mentais, gerenciar sua ansiedade e depressão, além de tornar os indivíduos mais conscientes em relação ao ambiente.
Como acontece na meditação regular, muitas pessoas acabam achando difícil praticar e incorporar o método no dia a dia. Mas felizmente o autor de best-seller Deepak Chopra, mostrou algumas dicas valiosas que vão te ajudar a adquirir esse hábito diário.
A seguir os 3 exercícios indicados pelo autor!
1- Olhar Individual
O primeiro exercício tem como objetivo fornecer um olhar individual sobre “experiência cotidiana da realidade“. O autor aponta que a experiência se inicia através da percepção, que inclui gostos, cheiros, sons, texturas e cores.
2- Experimentar A Vida
Chopra também identifica o despertar como o ponta pé inicial do exercício e enfatiza que é muito importante experimentar a vida como ela é.
3-Explorar Seus Sentidos
Para ele a vida é um “fluxo de experiência” que começa nos cincos sentidos. Por isso indica que as pessoas encontrem alguns momentos para relaxar, apreciar os cheiros, luzes e o calor da manhã.
O Segundo Exercício Vai Te Ajudar a Ampliar Sua Realidade!
4- Observação
Chopra também incentiva as pessoas a simplesmente observarem para acalmar suas atividades mentais, e diz que no final, acordar e observar as experiência se tornará fácil.
5- Ampliação Da Realidade
O segundo exercício envolve a ampliação da realidade através de cada um dos sentidos. O Autor recomenda que as pessoas usem óculos de sol em casa e observem como o senso de visão é limitado.
6-Ampliar Sua Consciência
Também indica apagar as luzes e caminhar por ambientes familiares, para ajudar a expandir sua consciência.
7- Relação
No terceiro exercício, Chopra recomenda que as pessoas relacionem com outras coisas vivas, como por exemplo os pássaros. Veja a Seguir a Última Sugestão!
8- Ouça
Ele sugere que as pessoas se sentem próximo a janela do seu quarto, para ouvir o canto dos pássaros do lado de fora, e observar como cada um deles tem seu próprio canto e como se comunicam de maneira diferente.