Muitos brasileiros acabam tendo que recorrer a empréstimos para conseguir honrar seus pagamentos, e principalmente no começo do ano, onde as dívidas aparecem todos os dias, muitas pessoas procuram as melhores formas de conseguir um empréstimo.
Mas mesmo que a situação parece complicada, e a contratação de um empréstimo apareça como melhor opção no momento, a contratação de um empréstimo precisa levar em consideração muitos pontos importantes, para não se tornar uma dor de cabeça no futuro.
Uma das formas de conseguir um empréstimo com uma taxa menor de juros é realizar um empréstimo usando o FGTS. Dessa forma, a instituição financeira terá a certeza de receber o valor caso seu cliente não faça o pagamento na data correta, por isso, pode cobrar um juros menor.
Se você ficou interessado, vamos aprender mais sobre como funciona essa modalidade de empréstimos que acaba se tornando vantajosa para quem precisa de dinheiro rápido, por pagar uma taxa menor de juros, e também para quem empresta, que terá a certeza de receber o valor oferecido no passado.
Como Funciona Um Empréstimo Com Garantia Do FGTS
O empréstimo consignado é atualmente a primeira escolha dos economistas para quem deseja de um alivio na conta bancário rapidamente, mas que não deseja pagar as altas taxas de juros cobradas nos empréstimos pessoais.
O empréstimo com garantia de FGTS se tornou ainda mais vantajoso, pois com ele, o banco recebe o valor descontado diretamente da folha de pagamento do cliente, e além disso, caso o cliente seja demitido, ou mesmo pare de receber o salário por algum outro motivo, o banco é autorizado a receber parte do FGTS.
Dessa forma, o banco garante não terá problemas com esse cliente, e assim, poderá oferecer uma linha de crédito com juros mais baixos.
Também é preciso ficar atento aos valores que são liberados nos empréstimos com FGTS. Atualmente, é possível recorrer a esse tipo de empréstimos com solicitações que começam em R$ 20, e podem chegar a R$ 100.000. Esse valor depende do valor do contrato, e também do saldo que o cliente possui em seu Fundo de Garantia de Tempo de Serviço.
Além dos juros mais baixos, o empréstimo com garantia do FGTS possui um ponto positivo muito importante. Ele também é oferecido para pessoas que estão com o nome negativado no mercado.
Sabemos que muitas vezes, é quase impossível realizar todos os pagamentos antes da data de vencimento. E também devemos lembrar da atual situação financeira de muitos brasileiros, que perderam muito poder de compra nos últimos anos.
O empréstimo com garantia do FGTS geralmente é uma das formas mais seguras de conseguir pagas as dívidas atrasadas, evitando assim entrar no cheque especial ou mesmo ter o nome negativado.
Muitos brasileiros já tiveram alguma experiência em empréstimos com garantia, onde asseguravam o recebimento atrelando algum bem, como um imóvel ou mesmo um carro no contrato.
Em um empréstimo com garantia do FGTS a lógica é quase a mesma. Mas no lugar de algum bem colocado como garantia, é oferecido o saldo do trabalhador do FGTS.
Como se trata de um assunto muito delicado, foram definidas algumas regras para que o empréstimo com garantia do FGTS possa ser oferecido pelas instituições financeiras. A lei nº 13.313/2016 instituiu algumas regras para proteger os bancos, e também os seus clientes:
- A lei definiu que o valor da mensalidade não pode ultrapassar 30% do salário correspondente, preservando assim os recursos necessários para que o trabalhador consiga se manter;
- Um importante marco para o trabalhador foi a definição de um limite na taxa de juros que pode ser praticada pelos bancos. Na lei, foi definido um valor máximo de 3,5% ao mês, para assim preservar a saúde financeira dos trabalhadores;
- Também foi definido um prazo de pagamento maior para o empréstimo com garantia do FGTS. Agora, um trabalhador terá até 48 vezes para realizar o pagamento de todo empréstimo dessa natureza;
- E também para proteger os trabalhadores, o Governo Federal estipulou um limite de uso de até 10% do saldo do FGTS para ser colocado como reserva de garantia do empréstimo.
Servidores Públicos Podem Solicitar Um Empréstimo Com Garantia Do FGTS?
Muitos órgãos públicos ainda mantêm fundos de garantia dos trabalhadores mais antigos, que são chamados de celetistas, que seguem a legislação CLT. Esses funcionários são a exceção, podendo sim fazer a solicitação do empréstimo com garantia do FGTS
Mas atualmente os servidores públicos, assim como os beneficiários do INSS, não podem solicitar o empréstimo com garantia do FGTS. Essa prática faz sentido, pois os servidores públicos mais recentes, e os beneficiários do INSS, não fazem o recolhimento do FGTS.
Quais Bancos Atualmente Oferecem O Empréstimo Com Garantia Do FGTS?
Existem diversos bancos que já fazem o empréstimo com garantia do FGTS. Vamos discutir alguns dos bancos que são conhecidos por sempre disponibilizarem taxas de juros atrativas e boas condições para quem faz a solicitação do empréstimo com garantia do FGTS.
Santander – Um dos bancos mais conhecidos do Brasil, o banco espanhol está presente na grande maioria das cidades brasileiras, e já fechou centenas de contrato com seus clientes de empréstimos com garantia do FGTS.
Bradesco – Um dos poucos bancos nacionais que realizam essa modalidade de empréstimo, o banco Bradesco se firmou no mercado como um dos que praticam as taxas de juros mais acessíveis.
Banco do Brasil – Alguns bancos públicos também realizam a modalidade de empréstimo com garantia do FGTS, e o Banco do Brasil é um deles. Com atendimento não só em suas agências, mas também em muitos correspondentes, o Banco do Brasil está entre os três bancos que mais realizam empréstimos em todo o Brasil.
Itaú – Com uma presença crescente no mercado financeiro nacional, o banco Itaú vem ganhando espaço também no segmento de empréstimos, onde já consegue oferecer boas taxas de juros, principalmente na modalidade de empréstimo com garantia do FGTS.
BMG – O banco BMG possui uma presença forte em cidades do interior, principalmente através dos pequenos correspondentes situados em cidades menores e bairros afastados. Por ser um dos primeiros a oferecerem empréstimos com garantia do FGTS, ainda hoje é lembrado como uma das referências nesse tipo de empréstimo, apesar de não oferecer as menores taxas de juros do mercado.
Um Empréstimo Com Garantia Do FGTS Vale A Pena?
Apesar de ser um empréstimo onde as instituições financeiras não correm o risco de deixarem de receber o valor emprestado, as taxas de juros desse tipo de empréstimo poderiam ser menores.
Mas também devemos considerar que as outras modalidades de empréstimos podem ser até dez vezes maiores, o que acaba tornando o empréstimo com garantia do FGTS uma boa opção para quem realmente precisa de um valor a mais na conta bancária em pouco tempo.
Fonte: Mobilis
Confira Agora: